Competências Sociais e Emocionais

O que são as Competências Sociais e Emocionais?

Como promover as Competências Sociais e Emocionais dos bebés, crianças e adolescentes?
Porque é importante conhecer e perceber o que sentem?
Como podem eles gerir as suas emoções e os seus comportamentos?

A capacidade de conhecer, compreender e gerir as próprias emoções, desde os primeiros anos de vida, tem inúmeros benefícios com impacto no desenvolvimento individual, escolar, familiar e social do bebé, criança e adolescente, permitindo estabelecer relações interpessoais mais saudáveis e respeitosas.

Estas competências adquirem-se desde fases precoces do desenvolvimento, através das interações que vão sendo estabelecidas nos diferentes contextos em que o bebé, criança e adolescente está inserido.

 

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Desta forma, estas competências dizem respeito:

À capacidade da criança para experienciar o que sente.
1
Ao gerir e expressar as suas emoções.
2
A permitir desenvolver relações positivas com os seus pares e com os adultos com quem interage (pais, familiares, educadores de infância).
3
Explorar o ambiente com curiosidade e confiança.
4
Resolver de forma adequada e eficaz, os desafios diários.
5

O que permitem?

  • Identificar o que se está a sentir.
  • Saber como interpretar as emoções.
  • Reconhecer que as suas emoções podem afetar as outras pessoas.
  • Regular a intensidade das emoções.
  • Manter relações saudáveis com outras pessoas.
  • Adquirir uma tomada de decisão mais responsável e consciente.
Crianças a brincar demonstrativa das suas Competências Sociais e Emocionais2 Filipa Rouxinol Psicologia

Quais o seus benefícios?

  • Aumento da autoestima e autoeficácia.
  • Aumento da resiliência, capacidade de lidar com a frustração.
  • Previne o insucesso escolar.
  • Diminui mal-estar psicológico – ansiedade e/ou depressão.
  • Diminui comportamentos agressivos.
  • Promove a capacidade de resolução de problemas.

Crescer é um desafio constante, mas quando desenvolvemos boas competências sociais emocionais torna-se mais fácil.

Como decorre o processo de avaliação de Competências Sociais e Emocionais e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?

Processo de avaliação e abordagem terapêutica

O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:

Anamnese | Entrevista Clínica

Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social. Aplicação de questionários comportamentais associados ao contexto familiar e escolar.

Observação de Comportamento

Observação de comportamento em sessão: interação social, abordagem às tarefas, gestão da frustração.

Análise das Funções Neurocognitivas e Exploração Emocional

Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas, assim como avaliação de competências emocionais e sociais.

Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico

Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.

As crianças e adolescentes com boas competências sociais e emocionais não fazem parte de um clube restrito.
O seu filho também pode fazer parte dele!

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