Competências Sociais e Emocionais
O que são as Competências Sociais e Emocionais?
Como promover as Competências Sociais e Emocionais dos bebés, crianças e adolescentes?
Porque é importante conhecer e perceber o que sentem?
Como podem eles gerir as suas emoções e os seus comportamentos?
A capacidade de conhecer, compreender e gerir as próprias emoções, desde os primeiros anos de vida, tem inúmeros benefícios com impacto no desenvolvimento individual, escolar, familiar e social do bebé, criança e adolescente, permitindo estabelecer relações interpessoais mais saudáveis e respeitosas.
Estas competências adquirem-se desde fases precoces do desenvolvimento, através das interações que vão sendo estabelecidas nos diferentes contextos em que o bebé, criança e adolescente está inserido.
Desta forma, estas competências dizem respeito:
O que permitem?
- Identificar o que se está a sentir.
- Saber como interpretar as emoções.
- Reconhecer que as suas emoções podem afetar as outras pessoas.
- Regular a intensidade das emoções.
- Manter relações saudáveis com outras pessoas.
- Adquirir uma tomada de decisão mais responsável e consciente.
Quais o seus benefícios?
- Aumento da autoestima e autoeficácia.
- Aumento da resiliência, capacidade de lidar com a frustração.
- Previne o insucesso escolar.
- Diminui mal-estar psicológico – ansiedade e/ou depressão.
- Diminui comportamentos agressivos.
- Promove a capacidade de resolução de problemas.
Crescer é um desafio constante, mas quando desenvolvemos boas competências sociais emocionais torna-se mais fácil.
Como decorre o processo de avaliação de Competências Sociais e Emocionais e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?
Processo de avaliação e abordagem terapêutica
O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:
Anamnese | Entrevista Clínica
Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social. Aplicação de questionários comportamentais associados ao contexto familiar e escolar.
Observação de Comportamento
Observação de comportamento em sessão: interação social, abordagem às tarefas, gestão da frustração.
Análise das Funções Neurocognitivas e Exploração Emocional
Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas, assim como avaliação de competências emocionais e sociais.
Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico
Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.
As crianças e adolescentes com boas competências sociais e emocionais não fazem parte de um clube restrito.
O seu filho também pode fazer parte dele!
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