Orientação Vocacional

O que é a Orientação Vocacional?

Quem sou eu? O que quero? Quais são os meus interesses? Quais são os meus objetivos? E o que estou disposto a fazer por eles?
Estas são algumas das questões que o processo de Orientação Vocacional (O.V.) pretende ajudar a clarificar.

A Orientação Vocacional é assim uma área que procura conhecer as preocupações, indecisões e necessidades sentidas pelos adolescentes e jovens adultos relativamente ao seu presente e futuro académico-profissional, de forma a ajudá-los a encontrar o seu caminho.

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Este processo permite orientar de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse do estudante, e os desejos e objetivos projetados para o futuro.

Para quem e quando fazer?

O processo de O.V. destina-se a crianças e adolescentes e pode ser realizado em dois momentos:

  • No ensino básico, no 9º ano, para orientar a escolha das quatros áreas cientifico-humanísticas disponíveis no ensino secundário ou para outra via de ensino alternativa (Ex.º: curso profissional).
  • No final do ensino secundário, 12º ano, para orientar a escolha do curso superior a que se podem candidatar.
  • Filipa Rouxinol Orientação Vocacional

    De que vai ser capaz com a O.V.?

    Com o processo de Orientação Vocacional a/o estudante vai ser capaz de:

    • Tomar consciência da importância do autoconceito no desenvolvimento vocacional.
    • Capacidade de analisar as implicações do autoconceito no desenvolvimento dos projetos de vida.
    • Valorizar a agência pessoal no processo de otimização seletiva das alternativas vocacionais no final da escolaridade obrigatória.
    • Responsabilização sobre o processo de tomada de decisão e sua aplicação nas escolhas vocacionais.
    • Capacidade de preparar o prosseguimento da carreira após conclusão da escolaridade obrigatória.

    As expectativas socio-familiares inerentes ao percurso académico e profissional, aliadas ao impacto que as suas decisões terão no seu futuro, são importantes para o desenvolvimento e bem-estar psicológico das crianças, adolescentes e jovens adultos, e que pode levar os mesmos a fazer escolhas "desajustadas", muitas vezes sem a informação necessária para uma decisão mais consciente e refletida. 
    Assim, é fundamental desenvolver um processo de Orientação Vocacional cujo objetivo é auxiliar a criança, adolescente ou o jovem adulto na melhor tomada de decisão para o seu futuro escolar e/ou profissional evitando escolhas desajustadas.

    Como decorre o processo de Orientação Vocacional com Filipa Rouxinol?

    Processo de Orientação Vocacional

    O processo de O.V. implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo vocacional individualizado que inclui:

    Avaliação Neurocognitiva e Soció-Emocional

    Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas. Análise de interesses e motivações individuais, traços de personalidade.

    Interesses e Valores Vocacionais e Profissionais

    Análise de interesses e valores vocacionais e profissionais.

    Exploração Escolar e Vocacional

    Recolher, organizar e analisar informação sobre percursos e áreas de atividade profissional. Exploração da oferta educativa portuguesa e planos curriculares.

    Relatório de Orientação Vocacional

    Elaboração e entrega do relatório de Orientação Vocacional

    Porque o futuro começa a ser preparado agora!

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