Supervisão Clínica
Quer crescer na área da
Psicologia, Neuropsicologia e Psicoterapia?
A Supervisão Clínica realizada com Filipa Rouxinol irá acelerar o seu crescimento profissional através do desenvolvimento das suas competências teórico-práticas e de um processo de amadurecimento e reflexão contínuo.
Prática clínica com mais de
8.000 horas de consulta
Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicoterapeuta. + de 8.000 horas de prática clínica de consultas. + de 2.000 horas de formação profissional. + de 500 relatórios realizados.
Modelos e abordagens
Terapêuticas
Conhecimento de diversos Modelos e Abordagens Terapêuticas. Na Supervisão realizada com Filipa Rouxinol terá acesso a diferentes modelos, abordagens e metodologias comprovadas.
Certificação em vários instrumentos de avaliação
Instrumentos de Avaliação. Filipa Rouxinol tem certificação em vários instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica.
Ex.º: WISC, WAIS, Griffiths, WPPSI, STROOP, entre outros.
Certificado OPP
Atividade de Supervisão Clínica
Supervisor
Quem é Filipa Rouxinol?
Psicóloga
Psicologia Clínica e da Saúde
Neuropsicóloga
Psicoterapeuta
Psicoterapia
Formações Especializadas em Psicoterapia
Especialização em Psicoterapia na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Construtivistas
Sistemas Internos Familiares | IFS – Internal Family Systems (Nível 3)
Compassionate Inquiry Suicide Attention Training – CI
The Integrative Attachment Family Therapy – IAFT
Terapia Focada nas Emoções | EFT – Emotion Focused Therapy (Nível 2)
Psicoterapia Diádica Desenvolvimental | DDP – Dyadic Developmental Psychotherapy (Nível 1)
Especializações Avançadas Pós-Graduadas
Suicídio e Comportamentos Autolesivos
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta
Parentalidade e Educação Positiva
Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar
Neuropsicologia Pediátrica
Psicoterapias Cognitivo -Comportamentais
Sociedades
Científicas
Ordem dos Psicólogos Portugueses
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção
Associação Americana de Psicologia | APA
Federação Europeia de Associações de Psicólogos | EUROPSY
Internal Family Systems | IFS
Atualmente trabalho como Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicoterapeuta no Gabinete Filipa Rouxinol (Vila Nova de Gaia-Madalena), Instituto CUF (Matosinhos – Porto), Hospital Privado de Viana do Castelo e como Consultora, Formadora e Psicoterapeuta na OutCome – Clínica Organizacional (online).
Modelos e Abordagens Terapêuticos
Filipa Rouxinol traz uma combinação de metodologias e abordagens comprovadas
Compassionate Inquiry (CI)
Abordagem terapêutica criada por Gabor Maté, ajuda o individuo a ganhar insights sobre os seus comportamentos e crenças atuais, assim como permite reconhecer as dinâmicas inconscientes que organizam a sua vida e de como se libertar delas. Revelando o que está por trás, da aparência que apresentamos ao mundo.
Internal Family Systems (IFS)
Desenvolvida por Richard Schwartz, esta abordagem terapêutica é baseada num novo paradigma de compreensão e harmonização da mente. Este modelo oferece uma visão clara, não patológica e fortalecedora da vida cognitiva e emocional humana – autoaceitação, assim como tem uma abordagem terapêutica vanguardista, dinâmica e colaborativa.
Polyvagal Theory
Teoria desenvolvida por Stephen Porges que enfatiza a ligação entre o funcionamento fisiológico corporal e o desenvolvimento de problemas comportamentais e perturbações mentais. Esta teoria permite-nos melhor compreender, os três circuitos neurais que suportam os diferentes tipos de comportamento.
Integrative Attachment Family Therapy (IAFT)
É uma abordagem integrativa desenvolvida por Dafna Lender que aborda várias temáticas: comportamentos difíceis por parte da criança (discussões e acessos de raiva frequentes), desobediência e indiferença; comportamentos reativos por parte dos pais (gritar, implorar, ameaçar e desistir ou ceder). Em vez de ver a criança como o “problema”, a IAFT aborda o cerne da questão: um desalinhamento na relação entre pais-filho(s).
Interpersonal Neurobiology Perspective (IPNB)
A neurobiologia interpessoal (IPNB) desenvolvida por Dan Siegel e Allan Schore, é uma abordagem multidisciplinar que utiliza os elementos das neurociências e os traduz em abordagens ou técnicas que possam ser usadas em contexto terapêutico.
Dyadic Developmental Psychotherapy (DDP)
O Modelo Desenvolvimento Diádico (DDP) desenvolvido por Dan Hughes, é uma abordagem que envolve a parentalidade e o desenvolvimento infantil, permitindo aos profissionais compreender, trabalhar em conjunto e serem eficazes no apoio prestado às crianças e as suas famílias.
Attachment, Regulation and Competency (ARC)
Intervenção flexível, desenvolvida para crianças e adolescentes e seus cuidadores. Através da identificação e compreensão de aptidões e competências que são negativamente afetadas pelo trauma e ruturas da vinculação, desenvolve e promove competências que permitem uma melhor gestão emocional de forma a estabelecer um sentido de self positivo e ajustado às necessidades individuais da criança e adolescente.
Touchpoints Model
O Modelo Touchpoints é uma abordagem teórica e prática desenvolvido por Terry Brazelton em torno de momentos chave do desenvolvimento do bebé/criança e centrado na família, permitindo fortalecer a relação pais-bebé, durante os primeiros anos da infância, pois Relações estáveis e carinhosas são essenciais para um desenvolvimento saudável.
Emotion Focused Therapy (EFT)
A terapia focada nas emoções (EFT) desenvolvida por Leslie S. Greenberg, Laura Rice, Robert Elliott e Jeanne Watson, é uma abordagem terapêutica baseada na premissa de que as emoções são a chave para a identidade do individuo e que também são um guia para escolhas e tomadas de decisão individuais.
Dialectical behavior therapy (DBT)
A terapia comportamental dialética (DBT) desenvolvida por Marsha Linehan, é um tipo modificado de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e analítico comportamental, especialmente adaptada para pessoas com elevada intensidade emocional.
Vantagens
O que vai desenvolver na Supervisão Clínica realizada com Filipa Rouxinol?
Um processo de aprendizagem experiencial com foco no feedback entre Supervisor e Supervisando, na reflexão e auto-avaliação com o objetivo um melhor desempenho terapêutico futuro.
Amadurecimento das ideias e a transposição para a prática clínica.
Reflexão sobre questões éticas e deontológicas que os casos podem suscitar.
abordagens terapêuticos.
Confiança e segurança na aplicação das estratégias e no desenvolvimento dos casos.
Análise e discussão de casos clínicos, com propostas de intervenção.
Divulgação de
bibliografia aconselhada.
Exercícios experienciais, role-plays ou apresentação de interações em contexto real de sessão.
Suporte na construção e/ou estruturação de intervenções e/ou programas de reabilitação neuropsicológica.
Apoio nos processos de orientação vocacional, incluindo a aplicação e cotação de testes.
Apoio na aplicação e cotação de testes de avaliação psicológica e neuropsicológica.
Suporte na elaboração de relatórios, incluindo a interpretação clínica dos resultados obtidos na avaliação.
Contabilização de horas para a
Especialidade Geral de Psicologia Clínica e
Especialidade Avançada de Neuropsicologia.
Certificação em vários instrumentos de avaliação
Experiência e certificação em diversos instrumentos de avaliação psicológica
- Provas de Inteligência
- Provas de Desenvolvimento Infantil
- Provas de Neuropsicologia
- Provas de Leitura, Escrita e Cálculo
- Provas de Orientação Vocacional
- Diversos Questionário Clínicos
- Provas de Memória
- Testes de Personalidade
Deseja marcar Supervisão Clínica ou tirar alguma dúvida com Filipa Rouxinol?
Sinta-se à vontade para nos enviar a sua mensagem.
As horas de Supervisão podem ser contabilizadas para a Especialidade Geral de Psicologia Clínica e Especialidade Avançada de Neuropsicologia.
No entanto, as Certificações em Psicoterapia só podem ser realizadas pelas Sociedades de Psicoterapia legalmente reconhecidas pela OPP.