PHDA
Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção

O que é PHDA - Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção?

A PHDA – Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que se manifesta de forma mais visível entre os 6 e os 12 anos, através de um conjunto significativo de alterações comportamentais:

Atenção:
Desatenção e dificuldade de concentração
1
Hiperatividade:
Agitação psicomotora
2
Impulsividade:
Dificuldade no controlo inibitório
3
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Estas alterações têm, pois, um impacto no desempenho escolar da criança/adolescentes, na relação com os pares e adultos, e na própria perceção que tem de si mesma (autoestima, autoconceito).

Quais os sintomas associados à PHDA?

De acordo com os sintomas apresentados pela criança, estes podem ser dividos em três tipos:

  • predominantemente desatento
  • predominantemente hiperativo/impulsivo
  • misto

É importante referir que o défice de atenção pode ou não estar associado à hiperatividade, contudo apresenta a mesma denominação de diagnóstico – PHDA.

PHDA - Perturbação da O que é PHDA - Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção?

Sabia que?

das crianças com PHDA apresentam pelo menos
uma comorbilidade
50 a 0 %
das crianças apresentam pelo menos
duas comorbilidades
Cerca de 0 %

As comorbilidades mais frequentes incluem:

Perturbação de oposição e desafio
50%
Perturbação do comportamento
40%
Perturbação de ansiedade
30%

Os sintomas de Desatenção são:

• Dificuldade em prestar atenção aos detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades

• Denota dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas

• Parece não ouvir quando alguém lhe dirige a palavra diretamente

• Apresenta dificuldade em seguir instruções até o fim e dificuldade em terminar trabalhos escolares, tarefas, deveres no local de trabalho

• Demonstra dificuldade em organizar tarefas e atividades, como gerir tempo de estudo, entregar trabalhos escolares atempadamente, fazer a mochila

• Tendência para evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental prolongado

Os sintomas de Hiperatividade e Impulsividade são:

  • Elevada agitação psicomotora (situações de agitação muitas vezes referenciadas como “não pára” ou “tem o motor ligado”)
  • Denota dificuldade em compreender a noção de perigo. Ex.º: atravessar a rua sem olhar, subir muros ou locais considerados inseguros, age sem pensar nas consequências
  • Dificuldade em brincar ou de se envolver em atividades de lazer calmas. Ex.º: ler um livro, fazer puzzles, ouvir histórias
  • Tendência para falar muito e demasiado rápido, por vezes tendo dificuldade em explicar corretamente o que pretende dizer
  • Responder antes que a pergunta tenha sido concluída ou iniciar uma tarefa antes de ter ouvido as instruções completas
  • Impaciência em esperar pela sua vez. Ex.º: quer tudo no momento, quer ser sempre o primeiro/a a acabar uma tarefa
  • Tendência para interromper ou intrometer-seEx.º: mete-se nas conversas, jogos ou atividades, pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão
  • Revela dificuldade em controlar o movimento corporal e a força. Ex.º: descoordenação motora, abraços muito apertados
  • Reage imediatamente à situação, dificuldade em lidar com a frustração
  •  Tendência para evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental prolongado

Quais as consequências sociais da PHDA - Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção?

Em termos sociais também é muito importante ter em consideração e realçar que:

  • São mais facilmente rejeitados e por vezes hostilizados
  • Quando há um comportamento inadequado, e se estiverem por perto da situação, são tendencialmente acusados de estar envolvidos. Ex.º: situação de desentendimento no recreio, se estiverem perto, são logo associados)
  • Por vezes são incitados pelos colegas a terem determinados comportamentos desadequados, sendo depois responsabilizados
  • Descredibilizados por os pares e agentes educativos o que provoca um sentimento de injustiça
  • Dificuldade em assumir os seus comportamentos para não serem ainda mais castigados ou rejeitados
  • Facilidade em fazer amigos mas dificuldade em mantê-los
  • São pouco convidados para festas de anos e jogos de grupo, por causa do seu comportamento e por terem dificuldade em lidar com a frustraçãoEx.º: zangam-se facilmente, têm dificuldade em perceber a situação social e em agir de acordo

É muito importante que seja realizado o diagnóstico adequado o mais precocemente possível, através de uma avaliação formal para validar a suspeita clínica e iniciar a abordagem terapêutica a seguir.

Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?

Processo de avaliação e abordagem terapêutica

O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:

Anamnese | Entrevista Clínica

Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.
Aplicação de questionários comportamentais associados ao contexto familiar e escolar.

Observação do Comportamento

Observação de comportamento em sessão: interação social, abordagem às tarefas, atividade psicomotora.

Análise das funções Neurocognitiva

Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas.

Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico

Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.

Esta perturbação do neurodesenvolvimento, é um dos temas mais importantes da área da Psicologia, Neuropsicologia e Psicoterapia Infantil e da Adolescência.

Ainda acha que o seu filho é muito mexido e/ou apenas preguiçoso?

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