PHDA
Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção
O que é PHDA - Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção?
A PHDA – Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que se manifesta de forma mais visível entre os 6 e os 12 anos, através de um conjunto significativo de alterações comportamentais:
Desatenção e dificuldade de concentração
Agitação psicomotora
Dificuldade no controlo inibitório
Estas alterações têm, pois, um impacto no desempenho escolar da criança/adolescentes, na relação com os pares e adultos, e na própria perceção que tem de si mesma (autoestima, autoconceito).
Quais os sintomas associados à PHDA?
De acordo com os sintomas apresentados pela criança, estes podem ser dividos em três tipos:
- predominantemente desatento
- predominantemente hiperativo/impulsivo
- misto
É importante referir que o défice de atenção pode ou não estar associado à hiperatividade, contudo apresenta a mesma denominação de diagnóstico – PHDA.
Sabia que?
uma comorbilidade
duas comorbilidades
As comorbilidades mais frequentes incluem:
Os sintomas de Desatenção são:
• Dificuldade em prestar atenção aos detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades
• Denota dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
• Parece não ouvir quando alguém lhe dirige a palavra diretamente
• Apresenta dificuldade em seguir instruções até o fim e dificuldade em terminar trabalhos escolares, tarefas, deveres no local de trabalho
• Demonstra dificuldade em organizar tarefas e atividades, como gerir tempo de estudo, entregar trabalhos escolares atempadamente, fazer a mochila
• Tendência para evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental prolongado
Os sintomas de Hiperatividade e Impulsividade são:
- Elevada agitação psicomotora (situações de agitação muitas vezes referenciadas como “não pára” ou “tem o motor ligado”)
- Denota dificuldade em compreender a noção de perigo. Ex.º: atravessar a rua sem olhar, subir muros ou locais considerados inseguros, age sem pensar nas consequências
- Dificuldade em brincar ou de se envolver em atividades de lazer calmas. Ex.º: ler um livro, fazer puzzles, ouvir histórias
- Tendência para falar muito e demasiado rápido, por vezes tendo dificuldade em explicar corretamente o que pretende dizer
- Responder antes que a pergunta tenha sido concluída ou iniciar uma tarefa antes de ter ouvido as instruções completas
- Impaciência em esperar pela sua vez. Ex.º: quer tudo no momento, quer ser sempre o primeiro/a a acabar uma tarefa
- Tendência para interromper ou intrometer-se. Ex.º: mete-se nas conversas, jogos ou atividades, pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão
- Revela dificuldade em controlar o movimento corporal e a força. Ex.º: descoordenação motora, abraços muito apertados
- Reage imediatamente à situação, dificuldade em lidar com a frustração
- Tendência para evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental prolongado
Quais as consequências sociais da PHDA - Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção?
Em termos sociais também é muito importante ter em consideração e realçar que:
- São mais facilmente rejeitados e por vezes hostilizados
- Quando há um comportamento inadequado, e se estiverem por perto da situação, são tendencialmente acusados de estar envolvidos. Ex.º: situação de desentendimento no recreio, se estiverem perto, são logo associados)
- Por vezes são incitados pelos colegas a terem determinados comportamentos desadequados, sendo depois responsabilizados
- Descredibilizados por os pares e agentes educativos o que provoca um sentimento de injustiça
- Dificuldade em assumir os seus comportamentos para não serem ainda mais castigados ou rejeitados
- Facilidade em fazer amigos mas dificuldade em mantê-los
- São pouco convidados para festas de anos e jogos de grupo, por causa do seu comportamento e por terem dificuldade em lidar com a frustração. Ex.º: zangam-se facilmente, têm dificuldade em perceber a situação social e em agir de acordo
É muito importante que seja realizado o diagnóstico adequado o mais precocemente possível, através de uma avaliação formal para validar a suspeita clínica e iniciar a abordagem terapêutica a seguir.
Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?
Processo de avaliação e abordagem terapêutica
O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:
Anamnese | Entrevista Clínica
Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.
Aplicação de questionários comportamentais associados ao contexto familiar e escolar.
Observação do Comportamento
Observação de comportamento em sessão: interação social, abordagem às tarefas, atividade psicomotora.
Análise das funções Neurocognitiva
Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas.
Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico
Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.
Esta perturbação do neurodesenvolvimento, é um dos temas mais importantes da área da Psicologia, Neuropsicologia e Psicoterapia Infantil e da Adolescência.
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