Dislexia infantil: quais os sintomas e sinais de alerta?
Dislexia infantil: quais os sintomas e sinais de alerta?
Quais os sintomas de Dislexia Infantil? Quais os sinais de alerta que os pais, educadores e professores devem estar atentos?
Embora o diagnóstico da perturbação de aprendizagem específica só deva ser formalmente realizado após dois anos de aprendizagem formal da leitura e escrita, existem desde mais cedo, sintomas e sinais de alerta da Dislexia que não devem ser ignorados.
Sempre que detetados, é fundamental realizar a avaliação neuropsicológica e linguística, específica para cada criança ou adolescente, e posteriormente, deve ser iniciado o processo de intervenção, dado que quanto mais precoce for a intervenção, maior a probabilidade de sucesso.
Evitar erros de "avaliação"
Ao longo da minha experiência tenho-me deparado com inúmeros casos onde alguns pais, educadores e/ou professores, procuram proceder, de forma errada, a uma “avaliação” com base em crenças, mitos ou apenas em informações que possuem ou que pesquisaram. É muito importante evitar este tipos de erros, pois esta “avaliação” sem base clínica, poderá gerar graves consequências e problemas no futuro da criança e/ou adolescente.
Qual a diferença entre sintomas e sinais de alerta?
Muitas vezes ouvimos falar em sintomas e sinais de alerta, dois termos que descrevem aspetos importantes do nosso bem-estar, mas que são importantes de diferenciar.
Sintomas
Referem-se a experiências subjetivas relatadas, ou seja, sensações ou mudanças percebidas e percecionadas por quem as está a vivenciar, neste caso, pelas crianças/adolescentes.
Sinais de alerta
Observações objetivas realizadas por pais, educadores, professores e profissionais de psicologia. Nestes últimos, os únicos que podem comprovar ou não a validades destes sinais, através da realização das avaliações e/ou intervenções clínicas. São portanto, alterações mensuráveis ou observáveis que indicam a presença de uma perturbação.
Sabia que?
Nem todas as crianças e/ou adolescentes com Dislexia indicam ou apresentam todos o sintomas e sinais de alerta, que aqui são identificados.
No entanto, na eventualidade de identificar alguns dos abaixo mencionados, é importante consultar um profissional qualificado, como um psicólogo ou um neuropsicólogo infantil, para que seja realizada a avaliação e o devido diagnóstico.
Quais os Sintomas de Dislexia Infantil?
Na experiência, isto é, na vivência da criança, ela pode relatar as suas sensações e/ou as alterações, por si percebidas e percecionadas perante a sua “condição”. Como por exemplo:
A criança pode relatar que tem dificuldade em aprender a ler ou que a leitura é uma tarefa difícil e cansativa.
A criança pode indicar que sente dificuldades em soletrar palavras corretamente, mesmo depois de terem sido ensinadas.
A criança pode descrever que a leitura é mais lenta em comparação com os seus colegas.
Quais os Sinais de alerta de Dislexia Infantil?
Existem um conjunto significativo de sinais de alerta “expostos” ao longo do desenvolvimento das crianças, em idade pré-escolar e idade escolar, que podem ser identificados. O mesmos se aplica a adolescentes e jovens.
Exemplos para que pais, educadores e professores possam identificar estes sinais nas crianças e adolescentes.
Sinais de alerta em crianças de idade pré-escolar
- Atraso na aquisição da linguagem: primeiras palavras depois dos 15 meses e frases simples só depois dos 24 meses.
- Dificuldade de articulação de palavras, depois dos 4 ou 5 anos: pipocas/popicas, frio/fio, coelho/coeio.
- Padrão de linguagem imaturo: “falar à bebé”.
- Dificuldade em acompanhar com palmas rimas simples.
- Dificuldade em memorizar canções e lengalengas, pequenas histórias.
- Lentificação em nomear objetos e imagens.
- Dificuldades:
→ Aquisição de conceitos de tempo e espaço básicos: ontem/amanhã; direita/esquerda; depois/antes.
→ Recontar histórias de forma lógica ou ordenada.
→ Lembrar ou seguir instruções/pedidos.
→ Conhecer as letras do seu nome próprio.
→ Aprender e recordar os nomes e sons das letras e aprender novas palavras.
- Confusão com os pares de palavras que soam de forma semelhante: nó/só, tua/lua, vaca/faca, por exemplo.
- Dificuldade ou desinteresse em participar em jogos de sons: segmentar palavras em sílabas, contar sílabas, jogos de rimas, identificação de sons iniciais das palavras ou dos nomes, etc.
- Vocabulário adequado mas dificuldade em categorizar. Ex.º: descreve o que é um sapato e para que serve, mas tem dificuldade em associar a sua categoria: Calçado.
Sinais de alerta em idade escolar
● Dificuldade em aprender e recordar os nomes e sons das letras.
● Dificuldades ou desinteresse em participar em jogos de sons: segmentar palavras em sílabas, contar sílabas, jogos de rimas, identificação de sons iniciais das palavras ou dos nomes, etc.
● Confundir letras semelhantes ou que soam semelhantes: f/v , p/t, m/n, e/i, o/u
● Dificuldade em:
→ Ler palavras simples, especialmente se não tiver imagens.
→ Identificar sílabas e fazer divisão silábica.
→ Processar os limites/fronteiras, produzindo aglutinações, união de elementos: demanhã, edepois, porisso, ou separações: em tão, sabo nete, de pois.
● Dificuldade em:
→ Identificar o som (fonema) individual de cada letra
→ Misturar fonemas e formar novas palavras
→ Soletrar e relembrar como as palavras são soletradas e como aplicar as regras ortográficas
→ Pronunciar palavras desconhecidas
→ Identificar rimas
→ Aprender sons feitos por combinações de letras.
● Quando alguém lê os textos o seu nível de compreensão aumenta: recuperar palavras.
● Os seus desempenhos são inconsistentes.
● Numa composição ou resposta de desenvolvimento, para além dos erros, tem inúmeras dificuldades em transmitir a sua mensagem.
● Em texto tem dificuldade em respeitar os sinais de pontuação.
● Não compreende o que é perguntado e responde de forma descontextualizada: dá respostas “ao lado” daquilo que é perguntado.
● Comete erros quando está a copiar.
● Erros típicos de inversão de letras.
● Evitar ler em voz alta ou simplesmente em ler.
● Leitura lenta e/ou segmentada.
● Substituir palavras com frequência ou omitir palavras completamente.
● Lento para responder oralmente.
● Mais lento para concluir tarefas de leitura ou escrita.
● Inventar palavras sem sentido no lugar de palavras reais.
● Usando gestos no lugar de palavras.
● Confusão de letras com semelhança morfológica e fonética, como a/o manuscritas, ou o/u nas impressas, de letras cuja forma é idêntica mas que se distinguem na sua posição relativa, como b/d, p/q, u/n, d/p, d/q, por exemplo, e de palavras com inversões e omissões, como cubido/bicudo, dral/ladra, borboleta/bolota, por exemplo.
Sinais de alerta em adolescentes
- Dificuldades de leitura persistentes, com alteração de fluência (leitura lenta, esforçada e cansativa) e prosódia (entoação);
- Dificuldades em ler e pronunciar palavras pouco comuns, estranhas, ou únicas, como nomes de pessoas, de ruas, de lugares, dos pratos, na lista do restaurante, entre outras.
- Dificuldade em reconhecer palavras que leu ou ouviu quando as lê ou ouve no dia seguinte;
- Baixo interesse na leitura ou preferência por livros com poucas palavras por página e com muitos espaços em branco;
- Dificuldade em relembrar abreviaturas comuns.
- Pode não compreender determinadas piadas.
- Usa palavras substitutas.
- Longas horas na realização dos trabalhos escolares.
- Alterações de ortografia, adotando comportamentos compensatórios, como recurso a palavras menos complexas, mais fáceis de escrever.
- Evitar situações de leitura em voz alta, com impacto nas situações sociais.
- Persistência das dificuldades de linguagem oral, com alteração da produção correta das palavras.
- Vocabulário expressivo inferior ao vocabulário compreensivo.
Quanto mais precocemente forem detetadas as fragilidades e iniciada a intervenção, maior será a probabilidade de minimizar as dificuldades e potenciar o sucesso escolar da criança.
O conhecimento sobre a Dislexia por parte dos pais, educadores e professores é a chave para um melhor futuro da criança/adolescente com Dislexia.
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