Dificuldades de Aprendizagem:
Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia
O que são as dificuldades de aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem são um conjunto de alterações neurocognitivas que interferem com a capacidade do cérebro receber, processar, armazenar, responder e comunicar informação. Estas provocam atrasos na leitura, escrita, escuta, fala, soletração, raciocínio, organização de informação e cálculo matemático.
Também têm impacto na motivação para a tarefa, empenho, assim como na autoestima e autoeficácia da criança.
Sabia que?
Perturbação da Aprendizagem Específica
Quais os tipos de dificuldades de aprendizagem?
- Défice na leitura – Dislexia: caracteriza-se por dificuldades no processamento fonológico com repercussões na aprendizagem da leitura (precisão, fluência e compreensão), apesar da capacidade cognitiva preservada. Saiba aqui mais sobre a Dislexia.
- Défice na expressão escrita – Disortografia: caracteriza-se por défices nas aptidões da escrita, que se traduz na dificuldade em compor textos escritos e na presença de múltiplos erros ortográficos.
- Défice na expressão escrita – Disgrafia: caracteriza-se por problemas funcionais no ato motor da escrita (caligrafia irregular, dificuldades na motricidade fina).
- Défice na matemática – Discalculia: caracteriza-se por um comprometimento significativo das competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual.
Sabia que?
apresentam PHDA
Quais os sinais de alerta?
Os sinais de dificuldades de aprendizagem variam nas formas de apresentação e de acordo com a idade. A sua principal característica é a existência de uma diferença entre o que é esperado que uma criança e/ou adolescente faça e aquilo que realmente faz.
- Atraso na aquisição da linguagem: primeiras palavras depois dos 15 meses e frases só depois dos 24 meses
- Dificuldade de articulação de palavras, depois dos 4/5 anos: pipocas/popicas, frio/fio, coelho/coeio
- Padrão de linguagem imaturo: (“falar à bebé”)
- Lentificação na nomeação rápida de objetos e imagens
- Dificuldade em memorizar canções e lengalengas, pequenas histórias
- Dificuldade na aquisição de conceitos de tempo e espaço básicos: ontem/amanhã; direita/esquerda; depois/antes
- Dificuldade em conhecer as letras do seu nome próprio
- Dificuldade em aprender e recordar os nomes e sons das letras
• Quando alguém lê os textos o seu nível de compreensão aumenta
• Os seus desempenhos são inconsistentes
• Numa composição ou resposta de desenvolvimento, para além dos erros, tem inúmeras dificuldades em transmitir a sua mensagem
• Tem uma caligrafia pouco percetível ou ilegível
• Em texto tem dificuldade em usar os sinais de pontuação
• Não compreende o que é perguntado e responde de forma descontextualizada (dá respostas “ao lado” daquilo que é perguntado)
• Erros quando está a copiar
• Tem dificuldade em realizar cálculo mental
• Tem dificuldade em lembrar-se da forma das letras ou números
• Apresenta estratégias de contagem imaturas: (como por exemplo contar pelos dedos)
• Tem dificuldade em memorizar a tabuada
• Tem dificuldade em usar corretamente os símbolos matemáticos
Nota: Podem manifestar-se em ambas as idades
- Baixo autoconceito, autoestima e autoconfiança
- Dificuldade em lidar com a frustração
- Sintomatologia ansiosa e depressiva: irritabilidade, choro fácil, angústia, tristeza, mudanças repentinas de humor, isolamento
- Baixo empenho e motivação
- Reprovação e abandono escolar
- Agitação psicomotora
- Dificuldade de concentração
- Comportamentos de desafio e oposição
É muito importante que seja realizado o diagnóstico adequado o mais precocemente possível, através de uma avaliação formal para validar a suspeita clínica e iniciar a abordagem terapêutica a seguir.
Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?
Processo de avaliação e abordagem terapêutica
O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:
Anamnese | Entrevista Clínica
Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.
Avaliação Neurocognitiva
Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas.
Aplicação de Provas de Leitura, Escrita e Matemática
Aplicação de instrumentos de avaliação psicológica específicos para a leitura, escrita e matemática.
Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico
Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.
Ainda está à espera que o seu filho dê o “clique”?
Consulta de Dificuldades de Aprendizagem com Filipa Rouxinol