Dificuldades de Aprendizagem:
Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia

O que são as dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem são um conjunto de alterações neurocognitivas que interferem com a capacidade do cérebro receber, processar, armazenar, responder e comunicar informação. Estas provocam atrasos na leitura, escrita, escuta, fala, soletração, raciocínio, organização de informação e cálculo matemático
Também têm impacto na motivação para a tarefa, empenho, assim como na autoestima e autoeficácia da criança.

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Sabia que?

das crianças apresentam uma
Perturbação da Aprendizagem Específica
5 a 0 %

Quais os tipos de dificuldades de aprendizagem?

  • Défice na leitura – Dislexia: caracteriza-se por dificuldades no processamento fonológico com repercussões na aprendizagem da leitura (precisão, fluência e compreensão), apesar da capacidade cognitiva preservada. Saiba aqui mais sobre a Dislexia.
  • Défice na expressão escrita – Disortografia: caracteriza-se por défices nas aptidões da escrita, que se traduz na dificuldade em compor textos escritos e na presença de múltiplos erros ortográficos.
  • Défice na expressão escrita – Disgrafia: caracteriza-se por problemas funcionais no ato motor da escrita (caligrafia irregular, dificuldades na motricidade fina).
  • Défice na matemática – Discalculia: caracteriza-se por um comprometimento significativo das competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual.

Sabia que?

das crianças com Dislexia
apresentam PHDA
15% a 0 %
Dificuldades de Aprendizagem Filipa Rouxinol Psicologia

Quais os sinais de alerta?

Os sinais de dificuldades de aprendizagem variam nas formas de apresentação e de acordo com a idade. A  sua principal característica é a existência de uma diferença entre o que é esperado que uma criança e/ou adolescente faça e aquilo que realmente faz.

  • Atraso na aquisição da linguagem: primeiras palavras depois dos 15 meses e frases só depois dos 24 meses
  • Dificuldade de articulação de palavras, depois dos 4/5 anos: pipocas/popicas, frio/fio, coelho/coeio
  • Padrão de linguagem imaturo: (“falar à bebé”)
  • Lentificação na nomeação rápida de objetos e imagens
  • Dificuldade em memorizar canções e lengalengas, pequenas histórias
  • Dificuldade na aquisição de conceitos de tempo e espaço básicos: ontem/amanhã; direita/esquerda; depois/antes
  • Dificuldade em conhecer as letras do seu nome próprio
  • Dificuldade em aprender e recordar os nomes e sons das letras

• Quando alguém lê os textos o seu nível de compreensão aumenta

• Os seus desempenhos são inconsistentes

• Numa composição ou resposta de desenvolvimento, para além dos erros, tem inúmeras dificuldades em transmitir a sua mensagem

• Tem uma caligrafia pouco percetível ou ilegível

• Em texto tem dificuldade em usar os sinais de pontuação

• Não compreende o que é perguntado e responde de forma descontextualizada (dá respostas “ao lado” daquilo que é perguntado)

Erros quando está a copiar

• Tem dificuldade em realizar cálculo mental

• Tem dificuldade em lembrar-se da forma das letras ou números

• Apresenta estratégias de contagem imaturas: (como por exemplo contar pelos dedos)

• Tem dificuldade em memorizar a tabuada

• Tem dificuldade em usar corretamente os símbolos matemáticos

Nota: Podem manifestar-se em ambas as idades

  • Baixo autoconceito, autoestima e autoconfiança
  • Dificuldade em lidar com a frustração
  • Sintomatologia ansiosa e depressiva: irritabilidade, choro fácil, angústia, tristeza, mudanças repentinas de humor, isolamento
  • Baixo empenho e motivação
  • Reprovação e abandono escolar
  • Agitação psicomotora
  • Dificuldade de concentração
  • Comportamentos de desafio e oposição

É muito importante que seja realizado o diagnóstico adequado o mais precocemente possível, através de uma avaliação formal para validar a suspeita clínica e iniciar a abordagem terapêutica a seguir.

Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?

Processo de avaliação e abordagem terapêutica

O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:

Anamnese | Entrevista Clínica

Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.

Avaliação Neurocognitiva

Avaliação do funcionamento cognitivo, memória, atenção, funções executivas.

Aplicação de Provas de Leitura, Escrita e Matemática

Aplicação de instrumentos de avaliação psicológica específicos para a leitura, escrita e matemática.

Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico

Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.

Ainda está à espera que o seu filho dê o “clique”?

Consulta de Dificuldades de Aprendizagem com Filipa Rouxinol