Lesões Cerebrais Adquiridas

O que são as Lesões Cerebrais adquiridas?

As Lesões Cerebrais Adquiridas são lesões localizadas no cérebro, provocadas por causas externas (Ex.º: traumatismos) ou internas (Ex.º: AVC, tumores, infeções, anóxia ou falta de oxigénio no cérebro), que não são congénitas nem degenerativas.

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Quais os principais tipos?

A principais Lesões Cerebrais Adquiridas na infância e adolescência são: 

  • Traumatismos crânioencefálicos
  • Paralisia cerebral
  • Epilepsia
  • Tumores Cerebrais
Lesões Cerebrais - Filipa Rouxinol

Consequências das Lesões Cerebrais adquiridas?

Independentemente da gravidade da lesão (extensão e localização cerebral), esta pode ser temporária ou permanente, verificando-se um impacto significativo a nível individual, familiar, social, escolar e profissional.

As consequências da lesão cerebral adquirida podem observar-se em diferentes níveis:

1. Cognitivo:

  • Atenção e concentração: dificuldade em manter-se atento na realização de uma tarefa, ou num pensamento, sendo fácil distrair-se
  • Linguagem: dificuldade na compreensão do que é dito, ou na produção do discurso. Possíveis dificuldades na leitura e na escrita e comunicação
  • Perceção: dificuldade em organizar e compreender informação sensorial
  • Memória: dificuldade em recordar-se de eventos passados e recentes
  • Velocidade de processamento: dificuldade em processar informação, realização de tarefas muito demorada
  • Raciocínio lógico: dificuldade em utilizar o pensamento para resolver problemas, dificuldade em tomar decisões
  • Funções executivas: dificuldade em organizar, planear e iniciar atividades, dificuldade em seguir direções

2. Emocional:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Alterações de humor
  • Irritabilidade
  • Baixa tolerância ao erro
  • Dificuldade em lidar com a frustração
  • Negação de incapacidade
  • Inflexibilidade
  • Respostas emocionais exageradas
  • Baixa autoestima

3. Comportamental:

  • Impulsividade
  • Agressividade
  • Apatia
  • Falta de iniciativa
  • Paranoia
  • Reações comportamentais exageradas

4. Físico:

  • Problemas de movimento (ataxia e tremores)
  • Dificuldades na coordenação motora e equilíbrio
  • Menor força física
  • Lentidão nos movimentos corporais
  • Cansaço, fadiga e perdas de energia 
  • Perda de sensações (sensibilidade ao toque, olfato, visão)
  • Epilepsia pós-traumática
  • Perturbação do sono

Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?

Processo de avaliação e abordagem terapêutica

O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:

Anamnese | Entrevista Clínica

Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.

Avaliação Neuropsicológica

Bateria de testes psicométricos, para estudar o efeito de disfunções cerebrais sobre o comportamento e a cognição, fornecendo informação sobre o potencial cognitivo global, natureza funcional de défices observados, tendo em conta a faixa etária.

Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico

Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.

Reabilitação Neuropsicológica

Fornecer ferramentas que permitam reduzir ou superar as dificuldades cognitivas resultantes de lesão neurológica.

Em que posso ajudar?

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