Lesões Cerebrais Adquiridas
O que são as Lesões Cerebrais adquiridas?
As Lesões Cerebrais Adquiridas são lesões localizadas no cérebro, provocadas por causas externas (Ex.º: traumatismos) ou internas (Ex.º: AVC, tumores, infeções, anóxia ou falta de oxigénio no cérebro), que não são congénitas nem degenerativas.
Quais os principais tipos?
A principais Lesões Cerebrais Adquiridas na infância e adolescência são:
- Traumatismos crânioencefálicos
- Paralisia cerebral
- Epilepsia
- Tumores Cerebrais
Consequências das Lesões Cerebrais adquiridas?
Independentemente da gravidade da lesão (extensão e localização cerebral), esta pode ser temporária ou permanente, verificando-se um impacto significativo a nível individual, familiar, social, escolar e profissional.
As consequências da lesão cerebral adquirida podem observar-se em diferentes níveis:
1. Cognitivo:
- Atenção e concentração: dificuldade em manter-se atento na realização de uma tarefa, ou num pensamento, sendo fácil distrair-se
- Linguagem: dificuldade na compreensão do que é dito, ou na produção do discurso. Possíveis dificuldades na leitura e na escrita e comunicação
- Perceção: dificuldade em organizar e compreender informação sensorial
- Memória: dificuldade em recordar-se de eventos passados e recentes
- Velocidade de processamento: dificuldade em processar informação, realização de tarefas muito demorada
- Raciocínio lógico: dificuldade em utilizar o pensamento para resolver problemas, dificuldade em tomar decisões
- Funções executivas: dificuldade em organizar, planear e iniciar atividades, dificuldade em seguir direções
2. Emocional:
- Depressão
- Ansiedade
- Alterações de humor
- Irritabilidade
- Baixa tolerância ao erro
- Dificuldade em lidar com a frustração
- Negação de incapacidade
- Inflexibilidade
- Respostas emocionais exageradas
- Baixa autoestima
3. Comportamental:
- Impulsividade
- Agressividade
- Apatia
- Falta de iniciativa
- Paranoia
- Reações comportamentais exageradas
4. Físico:
- Problemas de movimento (ataxia e tremores)
- Dificuldades na coordenação motora e equilíbrio
- Menor força física
- Lentidão nos movimentos corporais
- Cansaço, fadiga e perdas de energia
- Perda de sensações (sensibilidade ao toque, olfato, visão)
- Epilepsia pós-traumática
- Perturbação do sono
Como decorre o processo de avaliação e abordagem terapêutica com Filipa Rouxinol?
Processo de avaliação e abordagem terapêutica
O processo de avaliação implementado por Filipa Rouxinol envolve a aplicação de um protocolo clínico individualizado que inclui:
Anamnese | Entrevista Clínica
Recolha de informação desenvolvimental relevante para o caso em avaliação, que envolve contexto familiar, escolar e social.
Avaliação Neuropsicológica
Bateria de testes psicométricos, para estudar o efeito de disfunções cerebrais sobre o comportamento e a cognição, fornecendo informação sobre o potencial cognitivo global, natureza funcional de défices observados, tendo em conta a faixa etária.
Elaboração e Entrega de Relatório Psicológico
Devolução dos resultados obtidos na avaliação, com enquadramento individual dos mesmos e indicação da abordagem terapêutica a seguir.
Reabilitação Neuropsicológica
Fornecer ferramentas que permitam reduzir ou superar as dificuldades cognitivas resultantes de lesão neurológica.
Em que posso ajudar?
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