O que é a Psicologia Infantil?
O que é a Psicologia Infantil?
A Psicologia Infantil é um ramo especializado da Psicologia do Desenvolvimento que estuda a forma como o ser humano se desenvolve e se adapta ao longo da sua vida em três dimensões: físico, cognitivo, social-emocional.
Esta especialidade nasceu do reconhecimento do impacto que estas dimensões têm no surgimento dos problemas de saúde mental infantil. Desta forma, ela foca o seu estudo e área de atuação nos primeiros anos do desenvolvimento humano, nomeadamente a infância e adolescência – dos 0 aos 24 anos – que atualmente sabemos, serem os momentos mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa.
Porque a Psicologia Infantil é importante?
Esta é uma área muito particular e diferenciada das demais. Trabalhar com crianças, adolescentes e jovens adultos é um desafio constante, não só porque esta fase do desenvolvimento estabelece a base para a aprendizagem, comportamento e saúde ao longo da vida, mas também, porque exige um trabalho próximo com os adultos com quem se relacionam (pais, estrutura familiar, professores, educadores, entre outros), de forma, a desenvolver as suas potencialidades.
A Psicologia Infantil torna-se bastante importante na medida em que:
- Ajuda a compreender melhor como as crianças, adolescentes e jovens adultos se desenvolvem, funcionam e se adaptam de forma global e específica, pois, cada pessoa tem uma vivência interna individualizada.
- Proporciona e/ou antecipa as melhores estratégias para as apoiar em momentos mais desafiantes do seu desenvolvimento e a todos aqueles que com elas lidam, nomeadamente pais, professores, educadores, técnicos de saúde, entre outros.
Podem fazer “birras” que deixam os pais, família, professores/educadores, entre outros, com dificuldade em compreender/entender o porquê desse comportamento/atitude.
Conflitos com os pais também serão, por vezes, inevitáveis, desde os dois anos de idade até à adolescência, tendo em conta que é nesta fase que começam a desenvolver a sua identidade e a querer afirmar a sua independência.
Estes e muitos outros comportamentos, podem ser considerados normais em determinada fase do desenvolvimento.
Mas, por vezes, alguns comportamentos/atitudes são extremamente difíceis ou intensos para a faixa etária da criança/adolescente, ou então, já não era esperado que se manifestassem.
É, por isso, importante compreender o que significam!
6 benefícios da Psicologia Infantil
1. Facilitar a adaptação da criança/adolescentes aos contextos
2. Analisar e enquadrar o desenvolvimento da criança
3. Valorizar e compreender os diferentes períodos da infância e da adolescência
4. Orientação direcionada para os pais e famílias
5. Suporte às escolas e outras instituições
6. Intervir na formação psicológica dos outros profissionais
Quem é o Psicólogo Infantil?
O psicólogo infantil é um profissional que tem formação, conhecimento e competências clínicas específicas que lhe permitem avaliar e intervir em crianças, adolescentes e jovens adultos, e tem como principais objetivos:
- Observar como uma criança/adolescente interage com os seus pais, consigo mesmo e com os outros, para entender melhor o seu desenvolvimento mental
- Recolher e integrar informação proveniente de diversos contextos onde a criança está inserida
- Construir uma relação positiva e colaborativa para a realização de cuidados antecipatórios em períodos de desorganização expectáveis no desenvolvimento
- Enquadrar a história de vida a criança à luz das teorias psicológicas mais recentes, para posteriormente intervir ou facilitar a resolução de situações que possam estar a causar mal-estar psicológico (emocional/comportamental) na criança, na dinâmica familiar, no processo de aprendizagem ou na integração de diversos contextos ou relacionamentos interpessoais
Psicologia Infantil e Psicoterapia Infantil: quais as diferenças?
Na psicologia clínica infantil, a abordagem mais frequente é a comportamental – avaliar o comportamento, definir o tipo de intervenção para potenciar a mudança de comportamento que conduzirá a um melhor ajustamento emocional.
A psicoterapia infantil permite compreender determinados padrões de comportamento assim como as dificuldades emocionais que uma criança, adolescente e jovem possam estar a ter. Os psicoterapeutas infantis estão particularmente atentos a determinados comportamentos não-verbais em contexto de consulta (posicionamento na cadeira, exploração do contexto, postura corporal e facial), à forma como é estabelecida a relação (à vontade, inibida, agressiva, ambivalente), à forma como é utilizado o jogo simbólico e à elaboração do discurso, podendo assim aferir e promover um melhor entendimento dos sentimentos e conflitos subjacentes que as crianças, adolescentes e jovens adultos têm dificuldade em colocar por palavras.
Neste sentido, os psicólogos clínicos e os psicoterapeutas infantis trabalham de forma diferente:
- O psicólogo clínico infantil tem como objetivo avaliar e promover a alteração de comportamento, para potenciar o ajustamento emocional
- O psicoterapeuta infantil aborda a dificuldade de ajustamento emocional, com a intenção de facilitar a compreensão e alteração do comportamento utilizando um modelo terapêutico específico
Na realidade, ambos se complementam, na medida que têm o mesmo objetivo (promover o bem-estar biopsicossocial) mas é abordado de diferentes perspetivas. Consoante as características individuais/específicas da criança, adolescente e jovem adulto, do seu contexto e dinâmica familiar, uma abordagem poderá ser mais adequada do que outra.
Desta forma, é essencial para as crianças, adolescentes e jovens adultos serem avaliadas e/ou acompanhadas por um profissional de saúde especializado em crianças e adolescentes, com formação, conhecimento e competências clínicas em psicologia e psicoterapia infantil!
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